3 de abril de 2017

Termos Psicanalíticos


A Psicanálise acredita que nossos Comportamentos e Sentimentos são Regidos por Desejos Inconscientes. Para analisar os conteúdos Inconscientes, é preciso acessar os Instintos, Anseios e Impulsos que fornecem a Energia para as Ações.

Sigmund Freud (1856-1939), criador da Psicanálise, era Médico Neurologista. Segundo ele, o Inconsciente é a fonte de Energias, Desejos Reprimidos, Recalques e Velhas Lembranças. Ele realizou muitas descobertas de sua Teoria fazendo auto-análise, ele também analisou rigorosamente seus sonhos e os de seus pacientes.

O objeto de Estudo da Psicanálise é o Inconsciente, e a Análise é realizada por meio da fala do paciente e da associação livre dos pensamentos dele pelo Psicanalista.



NÍVEIS DE CONSCIÊNCIA

Consciente: é apenas uma parte de nosso funcionamento Mental, o que temos Consciência do que pensamos, do que Sentimos, do que Falamos e do que Fazemos, sendo constituído pelas ideias que estamos Cientes no momento.


Pré-Consciente: é constituído por Ideias Inconscientes que podem se tornar conscientes quando direcionamos a Atenção para elas, podendo ser percebidas nos sonhos ou nos atos falhos.


Inconsciente: é a grande parte que Não Temos Consciência, onde estão guardados os desejos reprimidos, os conteúdos censurados e as pulsões Inacessíveis à Consciência, que influencia nossos Comportamentos e Ações, sem que a gente perceba.



FORMAÇÃO DO INCONSCIENTE

Id: é onde está o nosso Desejo Libidinal, são todas as Energias Psíquicas e Pulsões que possuem como intuito a Obtenção do Prazer.

Ego ("eu",em grego): é resultante da tentativa de Estabelecer Equilíbrio entre os desejos do id e as exigências da Realidade e ordens morais do super-ego; na prática o que queremos é viver todo o tempo é o "id" (os desejos), mas há o "super-ego" para nos proibir, e o "ego" surge como resultante da tensão entre id e super-ego.

Super-Ego:é o representante das Regras Morais que nos impedem a realizar desejos, que nos geram proibições e limites por meio de regras morais.


TERMOS PSICANALÍTICOS

Catarse (do grego kátharsis): purgação, purificação, limpeza (pôr para fora o sentimento); efeito provocado pela conscientização de uma lembrança fortemente emocional e/ou traumatizante que era até então reprimida;


Método Catártico: lembra-se do afeto causador e purga para fora o evento; purga as emoções e fica aliviado.

Defesa: expulsa da consciência a lembrança (representação e afeto), não permite que a lembrança que é inadmissível (à moral ou aos "bons costumes") e seu afeto tomem a consciência; é um ato intencional do sujeito (inconsciente), que desloca o afeto para outra coisa.

Mecanismo de Defesa: quando um comportamento ou pensamento é reprimido, expulso da consciência, quando o afeto é dissociado de sua representação pode se converter em algo somático (histeria) ou numa obsessão (neurose).

Nenhum comentário:

Postar um comentário