2 de dezembro de 2017

A Psicanálise de Freud

Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica do comportamento humano, desenvolvido por Sigmund Freud.

Freud, propôs este método para a compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente, abrangendo três áreas:
um método de investigação da mente e seu funcionamento;
um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;
um método de tratamento psicoterapêutico.

É, assim, uma teoria da personalidade, e um processo de Psicoterapia. A Psicanálise influenciou o crescimento das ciências humanas, da ética, da moralidade e cultura humana.

Freud recolheu reflexões e dados junto dos seus pacientes, procurando o significado mais profundo das perturbações psicológicas. A Psicanálise é o modo como nossos desejos e pensamentos se expressam através dos nossos sonhos, o modo como agimos e sonhamos. Esta teoria procura explicar a forma como as diferenças de personalidade e conflitos surgem na nossa infância. 

A Psicoterapia trata os distúrbios emocionais, trabalhando com clientes.
Freud levantou questões como a vida e a morte, complexo de édipo, traumas, a civilização, interpretação de sonhos, a importância da sexualidade nas nossas vidas...

Posteriormente, Freud apresentou a organização da Psicanálise através da estrutura id, ego e superego.

O ID é uma parte da psicanálise, constituída por conteúdos como desejos, que posteriormente são recalcados. Há uma procura do prazer e da satisfação. O id impulsiona o ego e a sua atividade é inconsciente."(...) é a parte obscura, impenetrável, da nossa personalidade.

O EGO constitui-se no primeiro ano de vida. A energia do ego vem das pulsões do ID. Tem preocupações lógicas de espaço e de tempo. O ego opõe-se a certos desejos do id, e a sua atividade é sobretudo consciente, tentando ser moral."A estrutura do ego, é composta de conhecimento e de defesa. 

O SUPEREGO é formado a partir do ego, após o complexo de Édipo. É constituído pela interiorização de imagens idealizadas dos pais e das regras sociais. É, assim, a base da consciência moral. O superego age sobre o ego, filtrando os conflitos do id/ego e a sua atividade é essencialmente inconsciente.O superego é a terceira instância do aparelho psíquico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário