28 de janeiro de 2018

Teoria da Personalidade


Conhecido como o “Pai da Psicanálise”, Sigmund Freud é um dos autores mais amados e odiados do século XIX e XX. A sua obra continua a ser alvo de debates controversos, ao mesmo tempo que serve de grande influência para a Psicoterapia contemporânea.

Freud também é conhecido por ser autor de profundas reflexões sobre a condição humana.




Teorias de Freud 

sobre a personalidade: 
Estrutura Básica

Na teoria Freudiana, a mente humana está estruturada em duas partes principais: a mente consciente e inconsciente


A mente consciente inclui todas as coisas que estão conscientes ou podem facilmente levar à consciência. 

A mente inconsciente, por outro lado, inclui todas as coisas de fora da nossa consciência – todos os desejos, esperanças e memórias que se encontram fora da consciência, ainda continuam a influenciar o comportamento. 

Freud comparou a mente para um iceberg. A ponta do iceberg que é realmente visível acima da água, representa apenas uma pequena porção da mente, enquanto a enorme extensão de gelo escondido debaixo da água, representa o inconsciente, muito maior.

Teoria freudiana da personalidade: 
Id, Ego e Superego

Além desses dois componentes principais da mente, a teoria Freudiana também divide a personalidade do ser humano em três componentes principais: o id, ego e superego. 

O ID segundo Freud, é a parte mais primitiva de personalidade que é a fonte de todos os nossos impulsos mais básicos. Esta parte da personalidade é totalmente inconsciente e serve como fonte de toda a energia libidinal. 

O ego na teoria de Freud é o componente da personalidade que é acusado de lidar com a realidade e ajuda a garantir que as exigências do id são satisfeitas de maneira que sejam realistas, seguras e socialmente aceitáveis. 

O superego na teoria freudiana é a parte da personalidade que mantém todas as normas morais internalizadas e padrões que adquirimos de nossos pais, família e sociedade em geral.

Fraternos Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário