Biografias


FREUD




Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico neurologista e importante psicólogo austríaco. Foi considerado o Pai da Psicanálise, que influiu consideravelmente sobre a Psicologia Social contemporânea.

Sigismund Schlomo Freud nasceu em Freiberg, na Morávia, então pertencente ao império austríaco, no dia 6 de maio de 1856. Filho de Jacob Freud, pequeno comerciante e de Amalie Nathanson, de origem judaica, foi o primogênito de sete irmãos. Aos quatro anos de idade, sua família muda-se para Viena, onde os judeus tinham melhor aceitação social e melhores perspectivas econômicas.

Desde pequeno mostrou-se brilhante aluno. Aos 17 anos, ingressou na Universidade de Viena, no curso de Medicina. Durante os anos de faculdade, deixou-se fascinar pelas pesquisas realizadas no laboratório fisiológico dirigido pelo Dr. E. W. von Brucke. De 1876 a 1882, trabalhou com esse especialista e depois no Instituto de Anatomia sob a orientação de H. Maynert. Concluiu o curso em 1881 e resolveu tornar-se um clínico Especializado em Neurologia.

Durante vários anos trabalhou em uma clínica Neurológica para crianças, onde se destacou por ter descoberto um tipo de paralisia cerebral que mais tarde passou a ser conhecida pelo seu nome. Em 1884 entrou em contato com o médico Josef Breuer que havia curado sintomas graves de histeria através do sono hipnótico, onde o paciente conseguia se recordar das circunstâncias que deram origem à sua moléstia. Chamado de “método catártico” constituíram o ponto de partida da Psicanálise.

Em 1885, Freud foi nomeado professor assistente de Neurologia na Universidade de Viena. Nesse mesmo ano, foi para Paris a fim de fazer um curso com o neurologista francês J. M. Charcot, mas decepcionou-se por não receber o apoio esperado. De volta a Viena, continuou suas experiências com Breuer. Publicou “Estudos sobre a Histeria” (1895).

Em pouco tempo, Freud conseguiu dar um passo decisivo e original que abriu perspectivas para o desenvolvimento da Psicanálise ao abandonar a hipnose, substituindo-a pelo método das livres associações, passando então a penetrar nas regiões mais obscuras do inconsciente, sendo o primeiro a descobrir o instrumento capaz de atingi-lo e explorá-lo em sua essência.

Durante dez anos, Freud trabalhou sozinho no desenvolvimento da Psicanálise. Em 1906, a ele juntou-se Adler, Jung, Jones e Stekel, que em 1908 se reuniram no primeiro Congresso Internacional de Psicanálise. Dois anos mais tarde, o grupo fundou a Associação Internacional Psicanalítica, com sucursais em vários países.

Freud foi vítima de hostilidades, principalmente dos próprios cientistas, que, indignados com as novas ideias, tudo fizeram para desmoralizá-lo. O primeiro sinal de aceitação da Psicanálise no meio acadêmico surgiu em 1909, quando foi convidado a dar conferências nos EUA.

Em 1923, doente, passou pela primeira cirurgia para retirar um tumor no palato. Passou a ter dificuldades para falar, sentia dores e desconforto. Seus últimos anos de vida coincidiram com a expansão do nazismo na Europa. Em 1938, quando os nazistas tomaram Viena, Freud, de origem judia, teve seus bens confiscados e sua biblioteca queimada. Foi obrigado a se refugiar em Londres, após um pagamento de resgate, onde passou os últimos dias de sua vida.


Sigismund Schlomo Freud morreu em Londres,


Inglaterra, no dia 23 de setembro de 1939



JUNG



Carl Gustav Jung (1875-1961) foi um psiquiatra suíço, fundador da escola da Psicologia Analítica. Desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, de arquétipos e do inconsciente coletivo.

Carl Gustav Jung (1874-1961) nasceu em Kesswil, na Suíça, no dia 26 de junho de 1875. Filho de um pastor protestante, com quatro anos, mudou-se com a família para a Basiléia, na época, um grande centro cultural da Suíça. Estudou biologia, zoologia, paleontologia e arqueologia. Em 1895 ingressou na Universidade de Medicina da Basiléia e logo despertou o interesse pelos fenômenos psíquicos. Concluiu o curso em 1900.

Carl Gustav Jung iniciou sua vida profissional como assistente do Psiquiatra Eugen Bleuler, na Clínica Bugholzli, em Zurique. Em 1902 obteve o doutorado na Universidade de Zurique, com a dissertação “Psicologia e Patologia dos Fenômenos Chamados Ocultos”. Em 1904 montou um laboratório experimental onde iniciou a aplicação de sua tese para o diagnóstico psiquiátrico, através da associação das palavras. Identificou conteúdos psíquicos reprimidos para o qual denominou de “complexo”, estudo esse muito explorado por Freud.

Em 1905 tornou-se livre docente de Psiquiatria na Universidade de Zurique. Em 1907 iniciou seu contato com Freud. Em 1908, juntos com Adler, Jones e Stekel, se reuniram no primeiro Congresso Internacional de Psicanálise. Dois anos mais tarde, o grupo fundou a Associação Internacional Psicanalítica, da qual Jung se tornou o presidente e criou sucursais em vários países.

Depois de vários anos trabalhando juntos, Jung e Freud viram que suas relações estavam chegando ao fim, com Jung de um lado contestando os princípios da análise de Freud sobre a grande influência que os traumas sexuais deixavam na vida humana e por outro lado, Freud não admitia que os fenômenos espirituais fossem usados por Jung como fonte de estudos.

O relacionamento de Jung com Freud acabou de vez quando Jung publicou “Psicologia do Inconsciente” (1911) no qual fez alguns argumentos contra as ideias de Freud. Em 1912 publicou “Símbolos e Transformações da Libido”. Jung procurava entender o significado simbólico dos conteúdos do inconsciente, a fim de fazer a distinção entre a psicologia individual e a psicanálise, deu à sua disciplina o nome de “Psicologia Analítica”.

Carl Gustav Jung seguiu seu caminho e destacou-se no uso de técnicas de estudos dos desenhos e dos sonhos. Ambos relacionados ao inconsciente humano. Publicou “Tipos Psicológicos” e estabeleceu as diferenças entre sua posição e a de Freud. Estudou a simbologia mitológica e religiosa. Publicou dezenas de outros estudos e trabalhos. Aos 80 anos escreveu um livro de memórias, que foi aclamado pela crítica especializada.


Carl Gustav Jung faleceu em Zurique,


na Suíça, no dia 6 de junho de 1961



REICH



Wilhelm Reich vinha de uma família de judeus não-praticantes. Foi educado em casa até os 13 anos, quando a mãe suicidou-se. Três anos depois, perdeu o pai. Em seguida, durante a primeira Guerra Mundial, teve a casa invadida pelo Exército russo. Depois,alistou-se no Exército Austríaco, chegando ao posto de Tenente.

Em 1918, com o fim da guerra, matriculou-se na Universidade de Viena para estudar medicina. Em 1920, foi aceito pela Sociedade Psicanalítica de Viena, sob o comando de Sigmund Freud. Dois anos depois, tornou-se médico.

Entre 1922 e 1924, estudou Neuropsiquiatria no Hospital Universitário de Viena, com o professor Wagner Jauregg (que depois ganharia um Prêmio Nobel de Medicina).

Em 1922, casou com uma assistente, Annie Pink (eles teriam duas filhas).

Em 1927, publicou “A Função do Orgasmo” e, dois anos depois, ”Materialismo Dialético e Psicanálise”. Mudou-se para Berlim em 1930. Naquela cidade, ingressou no Partido Comunista Alemão (do qual seria expulso em 1933).

Nos anos 1930, afirmou ter descoberto o “Orgônio”, a substância vital presente na Energia Sexual. Em 1932, separou-se de Annie e passou a viver com a bailarina Elsa Lindeber. No ano seguinte, publicou “Análise do Caráter” e “Psicologia de Massas do Fascismo”. Então, fugindo do nazismo e da perseguição aos judeus, foi morar e trabalhar na Escandinávia.

Em 1934, determinado a descobrir a materialidade da libido a energia sexual, passou a desenvolver o projeto “Bions”. No ano seguinte, em Oslo (Noruega), realizou pesquisas no Instituto de Biofísica e proferiu palestras na Universidade.

Em 1939, separou-se de Elsa e foi viver com Ilse Ollendor (os dois teriam um filho). No mesmo ano, mudou-se para os EUA.

Em Nova York, trabalhou como professor associado de psicologia clínica na New School for Social Research. Criou uma máquina, o “acumulador de orgônio”. Em 1941, o FBI o prendeu por atividades subversivas.

Mudou-se para o estado do Maine em 1944 e construiu ali uma casa, dando-lhe o nome “Orgonon”. O FBI, então, investigou o tal acumulador de orgônio, e Reich precisou defender-se nos tribunais.

Em 1948, seus seguidores criaram a Fundação Wilhelm Reich, para preservar o pensamento, as atividades e as obras do psicanalista. Entre aquele ano e 1957, Reich foi perseguido pela FDA (a agência do governo americano que regula gêneros alimentícios e medicamentosos), sendo acusado de fraude.

Em 1957, foi condenado a dois anos de prisão e teve todas as suas obras proibidas. Em Dezembro do mesmo ano, um ataque cardíaco o matou na prisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário